top of page
(22) 3853-1290.jpg
Rua dos Leites, 35 - Centro - Pádua - Tel. (22) 3851-0739.jpg
(22) 3861-3595.png
(22) 3861-2200  3861-2397.jpg

O futebol feminino em ascensão no Brasil

No último domingo (26), a final do Campeonato Brasileiro Feminino entre Corinthians e Palmeiras registrou o maior índice de audiência da história da competição.



Foto: Marco Galvão

O alcance da final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino foi tão grande que fez o registro de audiência por pontos da Band (5,9 pontos) superar a RedeTV (3,9 pontos), ficando atrás somente da Globo (8,8 pontos). O interesse dos telespectadores tem aumentado nessa modalidade devido ao esforço conjunto entre torcedores, clubes e jornalistas esportivos que acompanham fortemente a modalidade e influenciam outras pessoas.

Além disso, desde 2019, há novas regras de licenciamento para a participação de clubes nos torneios da CBF, da Conmebol e da Fifa. Para participar da disputa da Libertadores Masculina, os clubes precisam ter uma equipe profissional feminina própria, ou então se associar a outro clube que já a possua, e as regras cobram que haja ao menos uma categoria feminina juvenil.


Foto: Reprodução/Instagram

O Corinthians, por exemplo, desde 2016 tem feito um forte investimento no time profissional feminino. O que inclui investimento financeiro, com as contratações de grandes atletas - como Tamires e Andressinha - e comunicacional, com a dedicação na divulgação pelas redes sociais. Após a vitória no último jogo, a diretora do Corinthians Feminino falou sobre o carinho que o time tem recebido da torcida:


“Tem que ser falado, é um momento importante para falar do cenário do Corinthians mesmo. Isso não é de agora, é um trabalho já, da própria gestão anterior também, que com todas as dificuldades conseguiu manter, me dar toda liberdade pra trabalhar, o respeito, só tenho que agradecer mesmo."

Além do Corinthians, outros times brasileiros também estão investindo mais nas categorias femininas. É o caso do Palmeiras, que em 2019 reativou o time feminino, e desde então já se consagrou campeão da Copa Paulista (2019), semifinalista do Campeonato Paulista (2020) e Campeonato Brasileiro A1 (2020), além de ser finalista do Campeonato Brasileiro (2021).



Foto: Rebeca Reis/Staff Images/CBF/Divulgação

Sabemos que o caminho a ser percorrido ainda é muito longo, mas não podemos negar que o futebol feminino está em expansão no Brasil, e isso tende a crescer cada vez mais (e vai crescer!). O futebol feminino merece a mesma atenção, os mesmos direitos e o mesmo respeito que o futebol masculino conquistou há anos atrás, e pela primeira vez na história, parece que estamos cada dia mais perto dessa conquista.

(22) 3861-2956.jpg
Rua Mal. Floriano Peixoto, nº 98 Centro, Miracema - RJ.jpg
CalceMais.calcados.jpg
bottom of page