Mesmo com um a menos desde os 45 minutos do primeiro tempo, o Flamengo fez 4 a 0 no Grêmio e encaminhou a sua classificação à semifinal da Copa do Brasil. Todos os gols aconteceram na segunda etapa, quando a equipe gaúcha já estava com a vantagem numérica. Ironicamente, os tentos foram marcados pelos jogadores mais contestados no atual elenco rubro-negro: Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho.
Embora o primeiro tempo do Grêmio fosse superior ao do Flamengo, o time carioca soube se defender fora de casa. Porém, no final da etapa inicial, Isla foi expulso depois de ser advertido com dois cartões amarelos, o que poderia complicar o jogo, mas acabou acontecendo exatamente o contrário.
Na volta do intervalo, Renato Gaúcho tirou Diego, já amarelado, e Arrascaeta para colocar Matheuzinho e Thiago Maia, respectivamente. Diante dessas substituições, parecia que era o Flamengo que estava com um homem a mais, e não o Grêmio. Os atuais campeões brasileiros dominaram o restante da partida, tendo Michael e Éverton Ribeiro como os destaques do segundo tempo, além de Vitinho, que entrou somente aos 31 minutos e incendiou ainda mais o confronto, dando duas assistências e marcando um gol de pênalti.
Enquanto isso, as alterações de Felipão não surtiram os efeitos desejados, fazendo com que o seu time ficasse completamente perdido dentro de campo. Agora, o Grêmio já soma sete derrotas em dez jogos contra o Flamengo. Praticamente eliminado da Copa do Brasil, a equipe gaúcha precisa focar as suas forças no Campeonato Brasileiro, pois está a dois pontos de sair da zona do rebaixamento, onde se encontra desde as primeiras rodadas da competição.
Flamengo classificado.