A tarde deste sábado (01) marcou o encerramento da temporada europeia com a final da Liga dos Campeões. Em um jogo com muitas emoções, Real Madrid e Borussia Dortmund se enfrentaram em Wembley para decidir o título da maior competição continental do planeta. Com gols de Carvajal e Vinicius Junior, os Galácticos venceram os alemães e aumentaram a sua dinastia no futebol mundial, chegando ao tão sonhado 15º troféu no torneio.
O estádio de Wembley, palco da grande final deste sábado, recebeu pela oitava vez uma decisão de Liga dos Campeões. A primeira delas foi em 1963, e a última, em 2013, quando o mesmo Borussia Dortmund foi derrotado para o seu arquirrival Bayern de Munique. Onze anos depois, a história se repetiu. Hoje, foi a vez do Real Madrid se empoderar sobre os aurinegros, vencendo-os por 2 a 0 em um confronto muito disputado.
Os primeiros minutos de jogo foram bem respeitados por ambas as equipe. Porém, diferentemente do que a maioria das pessoas pensavam, o Borussia foi quem teve as principais chances de abrir o placar em Londres. Aos 20 minutos, o zagueiro Hummels encontrou um excelente passe para Adeyemi, que driblou Courtois, mas adiantou demais a bola e perdeu o ângulo para conseguir estufar a rede.
Três minutos depois, Fülkrug recebeu a pelota na entrada da área, só que o chute parou na trave do goleiro belga. Assim como nas fases anteriores, o Real sofreu para não sair de campo em desvantagem no marcador. Antes do fim do primeiro tempo, Adeyemi e Sabitzer testaram Courtois em duas boas finalizações, mas o arqueiro provou que está em perfeitas condições para retornar à titularidade absoluta dos merengues.
Na volta do intervalo, Carlo Ancelotti precisava acalmar os ânimos do seu time para buscar assustar o adversário, já que os alemães eram superiores até aquele momento. Com isso, os espanhóis começaram a segunda etapa melhor, mesmo que ainda não tivesse nenhuma oportunidade clara para fazer o gol.
Foi somente aos 29 minutos que a rede resolveu balançar em Wembley. Fazendo a sua última partida na carreira, Kross cobrou o escanteio na cabeça de Carvajal, que, com apenas 1.73m, desviou para deslocar o goleiro Kobel. Com 1 a 0 no placar, o Borussia só tinha a opção de pressionar o Real, mas falhou. Isso porque Bellingham aproveitou o erro na saída de bola para achar Vini Jr, sozinho, pronto para sacramentar o 15º título madrilenho na Liga dos Campeões.
Embora não fosse o melhor time da competição, os espanhóis mostraram ter a camisa "mais pesada" na história do futebol mundial. Com mais do que o dobro de troféus de diferença para o Milan, que é o segundo maior campeão da Liga, o Real Madrid encerra a temporada de forma heroica, vencendo a La Liga e, agora, a Champions League.
Comments