Na tarde deste domingo (14), Espanha e Inglaterra decidiram o título da Eurocopa 2024. Em um jogo com tempos distintos, a Fúria Vermelha chegou ao tetracampeonato na competição, vencendo os rivais por 2 a 1 no Estádio Olímpico de Berlim. Nico Williams e Oyarzabal fizeram os gols espanhóis. Palmer fez o único tento inglês.
Esta foi a primeira vez na história da Euro que uma seleção chegou à final com 100% de aproveitamento. A Espanha venceu todos os sete jogos que disputou no torneio, mostrando que o título não veio por acaso. A equipe de Luis de la Fuente deixou para trás seleções de alto escalão, como França, Alemanha, Itália e Croácia.
No primeiro tempo, nenhuma das duas seleções criaram lances perigosos. Longe disso, já que a primeira finalização do jogo foi acontecer somente aos 45 minutos de partida, quando Foden chutou dentro da área, mas Unai Simón fez a defesa com tranquilidade.
No entanto, a segunda etapa começou diferente. Os aniversariantes da semana resolveram aparecer para mudar o cenário da decisão. Lamine Yamal - recém completado 17 anos - achou Nico Williams - agora com 22 anos -, que finalizou rasteiro no canto de Pickford, vencendo o goleiro do Everton e abrindo o placar em Berlim.
Dois minutos depois, Dani Olmo teve a chance de fazer mais um para os espanhóis, porém o camisa 10 mandou para fora. O início do segundo tempo mostrava o que ainda estava por vir na partida, quando a Espanha conseguiu ter superioridade perante os ingleses.
Aos 20 minutos, o jovem craque Yamal limpou a marcação de Shaw e bateu colocado, só que Pickford fez uma defesa incrível, evitando um desastre maior para a Inglaterra. A resposta do time de Southgate veio aos 27, no momento em que Bellingham escorou a bola para Palmer chegar finalizando no canto direito de Unai Simón, que nada pôde fazer.
Buscando a vitória ainda no tempo regulamentar, Yamal obrigou Pickford a trabalhar novamente. Entretanto, aos 41 minutos, Oyarzabal recebeu de Cucurella, chutando de primeira para tirar a igualdade no placar.
Antes de acabar a decisão, Dani Olmo evitou o empate inglês em cima da linha, salvando os espanhóis de forma heroica, e conquistando a Euro pela quarta vez. Com isso, a Inglaterra segue sem vencer uma competição oficial há 58 anos, enquanto o seu atacante Harry Kane soma a sétima final de sua carreira sem levantar um troféu, o que nunca aconteceu durante sua trajetória no futebol.
Comments